Bicicleta elétrica para levar na bolsa

A YikeBike promete liberdade e segurança para o típico habitante de uma grande cidade, mas será que o preço dessa bicicleta futurista compensa?

Que as bicicletas podem ajudar, e muito, a melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades todo mundo já sabe. Mas curiosa mesmo é a proposta da YikeBike, uma bicicleta elétrica que promete liberdade ao usuário.

Construída em fibra de carbono, a YikeBike pesa 10 kg e pode ser dobrada e guardada em uma bolsa. Dessa forma, o ciclista pode levá-la a tiracolo para qualquer lugar sem se preocupar em conseguir um local para estacioná-la. A roda dianteira mede 20 polegadas e a traseira tem apenas 8 polegadas.

A posição de pilotagem é um pouco diferente daquela a que muitos estão acostumados nas bicicletas convencionais, como você poderá ver a seguir. A YikeBike tem faróis dianteiros e traseiros de LED e conta com setas, na parte de trás, para indicar curvas e mudanças de direção.

O modelo é movido por um pequeno motor elétrico e pode alcançar até 25 km/h de velocidade máxima. Com uma carga de bateria, a autonomia da YikeBike é de 10 km. São necessários apenas 40 minutos para recarregar a bateria de íons de lítio por meio de tomadas de 110 V ou de 220-240 V.

Mas o problema da YikeBike é o preço: ela custa nada menos do que US$ 3.595, sem as taxas. No mercado norte-americano, por exemplo, dá para comprar uma scooter Honda Metropolitan com US$ 2.049.

A seguir, veja a YikeBike em ação.

Autor: Depois da Roda