Planejamento, palavra ecoada na cerimônia

Em comemoração ao Dia do Engenheiro –11 de dezembro– o Instituto de Engenharia agraciou, no dia 13 de dezembro, José Roberto Bernasconi, com o título Eminente Engenheiro do Ano de 2010, concedido pela instituição desde 1963 ao profissional de destacada contribuição ao desenvolvimento da Engenharia. 

Nos discursos de Aluizio de Barros Fagundes e Eduardo Ferreira Lafraia, presidente e ex-presidente do Instituto de Engenharia, respectivamente, houve um alerta para a falta de planejamento do nosso País. 

Devido à falta de investimento, Fagundes enfatizou que a infraestrutura está no limite. “Há tudo de novo por fazer e há tudo por fazer de novo.” Disse também que o “Eminente Engenheiro do Ano de 2010 encarna a perseverança, o trabalho, a pregação pelo planejamento, pelos alertas públicos e o incessante esforço para minimizar a dispersão da nossa classe”. 

Lafraia destacou a carreira vitoriosa do homenageado e sua vocação para o trabalho em conjunto. 
“Bernasconi está sendo homenageado por representar a engenharia séria, consistente do ponto de vista técnico, e também por sua busca pela valorização da atividade, perseguindo tenazmente o respeito a um segmento que é a base, de todo empreendimento público e privado: o projeto, desde a sua fase inicial de viabilidade até o projeto executivo.” 

Bernasconi emocionado começou o seu discurso agradecendo a Deus, à família, aos amigos e aos companheiros de trabalhos. O homenageado também frisou a importância do planejamento e do projeto adequado. “O projeto que define o código genético de qualquer obra.”

Disse que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão grandes oportunidades para o Brasil e, principalmente, para as cidades-sedes . O Brasil, segundo ele, é o país de destaque no mundo do desenvolvimento, mas, para manter a sustentabilidade do desenvolvimento é necessário investir em cinco pilares: educação, saúde, segurança pública, defesa nacional e infraestrutura.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também marcou a sua presença e pediu desculpas pela rápida passagem, parabenizou Bernasconi e ressaltou as qualidades dele.

Na ocasião, houve a premiação das Divisões Técnicas de 2010.

Melhor Trabalho Técnico do Ano
Trabalho: O Sistema de Licenciamento Ambiental e o Desafio Econômico – Proposta para o Estado de São Paulo
Autor: Eng. Paulo Ferreira

Menção Honrosa: O Método do Vento Sintético – Novas Considerações
Autor: Eng. Mario Franco e Eng. Sergio Ricardo Pinheiros Medeiros

Melhor Trabalho do Ano analisando temas de interesse do setor público
Trabalho: A Justiça suportada pela racionalidade da Engenharia quando o Poder Judiciário está submetido à ação perversa da mídia
Autor: Eng. Alfredo Mario Savelli

Melhor Trabalho do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão
Trabalho: Calçadas
Autora: Engª Miriana Pereira Marques

Divisão Técnica mais atuante e com melhor avaliação qualitativa:
Divisão Técnica de Estruturas
Coordenador: Eng. Natan Jacobsohn Levental
Vice-Coordenador: Eng. Lucio Martins Laginha
Secretário: Eng. Rafael Timerman

Autor: Fernanda Nagatomi