Lançamento do Delta IV Heavy

Foto: Apod

A Força Aérea do Estados Unidos (USAF) lançou, da Base Aérea do Cabo Canaveral, o satélite militar NROL-32, descrito pelo General da Reserva Bruce Carlson, diretor do NRO, como o maior satélite do mundo. O aparato foi transportado num foguete do modelo Delta IV-Heavy, tido como o mais potente de sua linha. O lançamento aconteceu no domingo, às 17h58 (horário local).

O projeto tem caráter confidencial e poucas informações foram reveladas. Sabe-se que o satélite  orbitará a Terra a 35,8 Km de altitude, sobre a linha do equador. “Esta missão vai ajudar a garantir que os recursos do NRO continuarão a reforçar a nossa defesa nacional”, disse o Brigadeiro ED Wilson Jr, comandante da Base Aérea de Patrick, após o lançamento bem sucedido. O General Bruce Carlson completou, afirmando que os novos satélites do NRO necessários para repor os antigos, antes que estes saiam de atividade.

Só por comparação, o maior satélite comercial já lançado foi o TerreStar-1 (julho de 2009), pesando 6,9 toneladas e equipado com uma antena de 18 metros. Na semana passada, foi colocado em órbita o satélite de comunicações SkyTerra-1, com uma antena de 22 metros. Se o NROL-32 é o maior do mundo, suas dimensões obviamente devem superar a destes dois modelos. É de conhecimento público que um Delta 4-Heavy tem capacidade para transportar até 24 toneladas de carga. 

Veja vídeo.

Autor: FayerWayer