Nos EUA, veículos poderão ter câmeras na traseira para eliminar pontos cegos

O Departamento de Trânsito dos Estados Unidos quer tornar obrigatório o uso do equipamento para reduzir o número de atropelamentos e acidentes durante manobras em marcha à ré.

Segundo reportagem publicada pelo The Wall Street Journal, pelo menos 50 crianças são atropeladas no país a cada semana nesse tipo de manobra. Geralmente, os acidentes ocorrem em frente à casa ou no próprio quintal da vítima e envolvem veículos que estão em velocidade reduzida. Em 70% dos casos, um parente da criança ferida é que está no volante na hora do acidente.

Dessas 50, pelo menos duas sofrem lesões fatais, informa um relatório produzido pela Kids and Cars, grupo que analisa acidentes automobilísticos envolvendo crianças. Dados da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) indicam que, por ano, 18 mil crianças ficam feridas e 292 morrem nesse tipo de acidente.

Se a nova regra for aprovada, a instalação de câmeras na traseira e de pequenas telas no retrovisor interno será obrigatória em todos os veículos produzidos para venda no mercado norte-americano. Tanto a tela quanto a câmera serão acionadas automaticamente todas as vezes que o motorista engatar a marcha à ré.

De acordo com a NHTSA, para atender à legislação pelo menos 10% dos veículos produzidos até setembro de 2012 já deverão contar com os novos equipamentos de segurança. Em 2013, esse número deverá de ser de 40%. A partir de setembro de 2014, todos os veículos novos virão de fábrica com o sistema.

Autor: Depois da Roda