Aprovado recentemente em primeira fase na Câmara dos Vereadores de São Paulo, o Projeto de Lei do vereador Antônio Goulart (PMDB-SP) prevê uma mudança drástica nos edifícios da cidade de São Paulo. O PL 615/09, que modifica o Código de Obras e Edificações de São Paulo (COE-SP), prevê que todas as edificações da cidade de São Paulo sejam obrigadas a ter telhados na cor branca, de modo a diminuir as ilhas de calor na cidade.
O PL acresceria um item no capítulo 9.2 do COE-SP, que fala sobre componentes básicos de uma edificação na cidade. Segundo o Projeto, “as edificações deverão ser adaptadas à disposição desta lei no prazo de 180 dias, contados da data de sua publicação”. As despesas decorrentes da execução desta lei deverão ser pagas pelo próprio dono da edificação.
Os telhados de cor branca têm por característica a reflexão dos raios solares, enquanto telhados escuros absorvem esses raios e mantêm o calor na atmosfera, aumentando as chamadas ilhas de calor. Se os raios foram refletidos, além da diminuição do número de ilhas de calor, há também a redução da utilização de ar-condicionado, diminuindo a emissão de gás carbônico. Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, mostrou que coberturas escuras absorvem 80% do calor e as claras refletem até 90% da luz solar.
Há algumas possibilidades para que o telhado seja modificado para a cor branca. Uma delas é a colocação de coberturas metálicas na cor branca. Outra é a pintura com tintas especiais para telhas ou com impermeabilizantes para lajes e marquises. Além disso, é possível a colocação de telhas brancas, sejam elas de cimento ou de metal.
Para ser aprovado, o PL tem de passar novamente pelo plenário da Câmara, para depois ser sancionado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Autor: PiniWeb