O equipamento começará a ser testado no Reino Unido em breve. Além de registrar o excesso de velocidade, a câmera pode flagrar quem está sem cinto de segurança e identificar carros que não respeitam a distância mínima de segurança nas estradas.
Desenvolvida pela Asset, a câmera também é capaz de identificar o número das placas dos veículos e verificar quais estão com o licenciamento vencido e quais não possuem seguro.
Segundo reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian, o novo sistema de câmeras foi desenvolvido por um consórcio formado por diversas universidades europeias e institutos de pesquisa, sob o patrocínio da Comissão Europeia. Os testes do novo equipamento foram realizados na Finlândia.
Por enquanto, o sistema de câmeras continua em desenvolvimento. Os primeiros estudos começaram em 2008 e a conclusão deles está prevista para 2011. Os pesquisadores ouvidos pelo The Guardian esperam que as novas câmeras já estejam instaladas nas estradas europeias em 2013.
Apesar dos benefícios do novo equipamento de segurança, associações no Reino Unido temem que as câmeras sejam usadas na “indústria da multa”, para aumentar a arrecadação.
Para Edund King, presidente da associação The AA, as novas câmeras serão bem-vindas se conseguirem acabar com o problema causado pelos motoristas que não mantêm a distância segura do carro da frente. “Muitas vezes, andar colado no carro da frente pode ser até mais perigoso do que o excesso de velocidade. Creio que muitos motoristas receberão bem as novas câmeras, se elas realmente ajudarem a resolver esse problema.”
Autor: Depois da Roda