Carro elétrico para compartilhar

Com a apresentação do New Mobility Concept, a Nissan propõe que, no futuro, os carros elétricos sejam de uso compartilhado. Será que essa ideia pega?

Imagine a seguinte situação: você vai para o trabalho com um New Mobility Concept. Ao chegar lá, normalmente, você estacionaria e só voltaria a pegá-lo no fim do dia, certo? Nem tanto…

De acordo com a nova forma de uso, proposta pela montadora japonesa, enquanto você trabalha, o carro seria guiado por outro profissional para entregas ou visita a um cliente, por exemplo.

Em vez de o carro ser de propriedade do motorista, o veículo faria parte da frota da empresa e ficaria disponível para uso de outras pessoas, além do motorista principal. 

Baseado no projeto do Renault Twizy, o New Mobility Concept foi concebido para uso urbano em pequenas distâncias. Segundo a Nissan, outro uso possível do carrinho é como meio de integração com o sistema de transporte público.

O pequeno New Mobility Concept é movido a energia elétrica e pode transportar duas pessoas. Segundo a montadora, o modelo pode ser o ideal para jovens e adultos, que vivem sozinhos nas grandes cidades e costumam percorrer trajetos pequenos.

Por enquanto, não há previsão de quando o modelo chegará ao mercado nem detalhes sobre as especificações técnicas dele. Também ainda é cedo para dizer se a ideia do carro elétrico de uso compartilhado vingará de verdade.

E você, caro leitor, usaria um carro nesse novo sistema de compartilhamento? Você acha que essa ideia tem futuro?

A seguir, confira um vídeo de teste do New Mobility Concept, quando ele ainda oferecia lugar apenas para o motorista.

Autor: Depois da Roda