China inaugura trem-bala capaz de atingir até 356 km/h

A China inaugurou oficialmente nesta terça-feira o trem-bala que liga as cidades de Xangai e Hangzhou, um percurso de 202 km que é parte da maior onda de obras ferroviárias já vista no mundo.

O trem atingiu uma velocidade máxima de 356 km/h, o que reduz o tempo da viagem entre as duas cidades, no delta do rio Iangtsé, de 80 para 45 minutos.

O novo trecho eleva a malha ferroviária chinesa de alta velocidade para um total de 7.431 km – a maior do mundo, mais do que o triplo da que existe no Japão.

Até 2012, a China pretende construir 13 mil quilômetros de ferrovias velozes, o que supera todo o resto do mundo junto.

Segundo os planos do governo, até 2020 a rede deve atender mais de 90% da população. O custo total seria de 2 trilhões de iuans (US$ 300 bilhões). Isso inclui um trem expresso ligando Pequim a Xangai.

Muitos participantes da viagem inaugural ficaram maravilhados com a velocidade do trem, que aparecia num painel a bordo. “Eu me sinto muito orgulhosa de que a China tenha conseguido feito agora. Muito orgulhosa,” disse Zhou Caoying, 61 anos.

Mas nem todo mundo ficou satisfeito com o desenvolvimento de trens de alta velocidade porque estão diminuindo as opções por transporte mais lento e mais barato.

“Não acho que seja bom, já que há menos opções”, disse Wang Shilei, 28 anos, que esperava o trem de Xangai para Qyangzhou, no sul da China. “Pedem para o povo pegar os trens de alta velocidade, mas algumas pessoas não querem pagar mais.”

Autor: A Tribuna