Começa nesta sexta-feira (15) a tradicional feira de invenções dos alunos de engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia. Antes de entrar no mercado de trabalho, o último passo dos alunos da faculdade da Grande São Paulo é apresentar uma invenção, que fica exposta no ginásio de esportes.
Um dos projetos que serão apresentados este ano é uma pia de altura regulável para crianças e cadeirantes. Também é possível encontrar um robô que limpa fachadas de prédios com um sistema de ventosas.
Um dos alunos também conseguiu transformar sangue de boi em ração, fertilizante e até em suplemento alimentar. O tema dos trabalhos é livre, basta que sejam originais.
“Nossa intenção com esse trabalho de conclusão de curso é apresentar em uma feira pra comunidade, não só interna, mostrar o potencial que esses trabalhos exibem para a solução de problemas que estão aí na comunidade”, explicou o professor Roberto de Aguiar.
Dois alunos criaram um software que transforma música em partitura. Outra turma criou uma liga metálica com preocupação com a saúde. Feita de cobre, ela substitui a solda tradicional, que leva chumbo, muito mais tóxico.
Alunas de engenharia de alimentos criaram uma bebida que auxilia na prevenção de algumas doenças. E outro estande mostra uma criação que fala com deficientes visuais, ajudando na hora de saber a cor das roupas e a fazer compras no supermercado.
A feita é aberta ao público e vai até domingo (17). O Instituto Mauá fica em São Caetano do Sul, na Praça Mauá.
Autor: G1