A agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, divulgou nesta segunda-feira (11), imagens aéreas do vazamento que causou a aparição de um “mar de lama tóxica” que invadiu cidades da Hungria desde a semana passada. As imagens foram feitas por satélites no último sábado (9) e mostram uma mancha avermelhada que se espalha pelo terreno.
premiê da Hungria, Viktor Orban, anunciou que mandou prender Zoltan Bakonyi, presidente da empresa de alumínio responsável pelo vazamento. A prisão vale por 72 horas. Orban também disse que a empresa deve ser responsabilizada financeiramente pelos prejuízos dos moradores, e defendeu que a companhia passe a ser controlada pelo estado.
As autoridades húngaras se apressam para concluir até terça um dique de emergência a fim de evitar um segundo vazamento de lama tóxica, enquanto continuam investigando as causas do acidente anterior, ocorrido na semana passada.
Cerca de 1 bilhão de litros de uma lama vermelha vazaram de um reservatório na segunda-feira passada, atingindo vilarejos e rios, inclusive um afluente do Danúbio, e deixando um total de sete mortos e 123 feridos.
“Esperamos ter o dique concluído até terça-feira”, disse um porta-voz do primeiro-ministro Viktor Orban a uma TV. “Temos 4 mil pessoas e 300 máquinas trabalhando no local, então estamos fazendo o máximo para evitar outra tragédia.”
Imagem de satélite divulgada pela Nasa mostra a mancha vermelha do 'mar de lama tóxica' que se formou na Hungria. (Foto: Divulgação/Nasa)
A cidade de Devecser, com 5.400 habitantes, continua em estado de alerta, e a localidade de Kolontar permanece desocupada.
As causas do desastre continuam desconhecidas.
Em nota divulgada no domingo, a MAL disse que o dique cumpria os padrões de segurança, conforme um levantamento técnico feito em 1995.
Autor: G1