Um design bonito pode ser um grande atrativo em um carro, mas um desenho funcional permite o melhor aproveitamento e ainda traz soluções interessantes. É o exemplo do projeto iniciado pela universidade Imperial College de Londres, na Inglaterra, que utiliza toda a carroceria como bateria elétrica recarregável para o carro.
Mas as células não armazenam apenas a eletricidade da tomada – o sistema do veículo ainda permite que se acumule energia liberada nas freadas enquanto você o dirige. Nove empresas participam para tornar este projeto realidade, incluindo a sueca Volvo (a única fabricante de automóveis envolvida).
No entanto, tudo ainda é apenas uma ideia: ainda é necessário superar barreiras tecnológicas como o tamanho e o peso das baterias atuais, assim como o seu próprio custo. Mas materiais novos estão já sendo desenvolvidos, como um composto de fibras de carbono com resina de polímeros que permite armazenar mais energia de forma mais rápida e ainda possui rigidez suficiente para ser moldado como a própria carroceria do veículo.
De acordo com a Volvo, o projeto continuará em pesquisa durante três anos. Confira o vídeo abaixo (em inglês) sobre o desenvolvimento do conceito ou visite o site da Imperial College britânica para conhecer maiores detalhes.
Autor: Fiat Mio