O turismo espacial pode estar mais perto de se tornar realidade. Esta semana, a Boeing anunciou um acordo com a empresa Space Adventures Ltd para construir um táxi espacial que leve turistas para orbitar a Terra. A Boeing divulgou que a cápsula está sendo construída há anos e que provavelmente estará disponível ao público em 2015. A Space Adventures já tem experiência no ramo. Nos últimos anos, organizou sete viagens na nave russa Soyuz. Atualmente, é possível orbitar o planeta por cerca de U$ 40 milhões.
De acordo com o vice-presidente da Boeing, Brewster Shaw, o acordo “cria uma nova oportunidade para acelerar o movimento de migração para o espaço”. Segundo Shaw, o objetivo do projeto é criar várias naves comerciais para levar as pessoas ao espaço. A empresa também quer providenciar um transporte de custo mais baixo para os astronautas da Nasa, uma iniciativa incentivada pelo presidente americano Barack Obama, mas recusada pelo congresso dos EUA.
A Boeing é uma das sete empresas escolhidas pela Nasa para desenvolver naves e outros dispositivos espaciais para sua equipe. A empresa recebeu verbas federais de US$ 18 milhões para iniciar o projeto.
Autor: O Globo