Novo sensor de pressão dos pneus promete mais segurança e desempenho

Em vez de ser acoplado a cada uma das rodas, o novo modelo de sensor será instalado dentro de cada pneu. Entre os benefícios está o monitoramento da quilometragem rodada e da expectativa de vida do pneu.

Item obrigatório nos carros fabricados nos Estados Unidos, desde 2007, os sistemas de monitoramento computadorizado da pressão dos pneus ficarão mais sofisticados e precisos. Os novos sistemas contarão com sensores instalados dentro dos pneus, em vez de virem acoplados às rodas.

Desenvolvidos pela Continental, os novos sensores também ganharão uma unidade de memória capaz de informar ao computador de bordo do veículo detalhes sobre o tipo de pneu em uso e suas especificações de segurança.

Dessa forma, o motorista será avisado, por exemplo, sobre qual é a velocidade máxima que os pneus em uso suportam. O recurso será particularmente útil, por exemplo, no caso da instalação de pneus especiais, de velocidade mais baixa, em carros muito velozes. No lugar do adesivo lembrete, colado próximo ao velocímetro, os sensores dos pneus manterão o motorista informado sobre as condições e as limitações de uso.

O novo sistema, que deve chegar ao mercado em 2014, será capaz de informar o posicionamento de cada pneu, facilitando e evitando erros no rodízio. Além disso, ele contará com um acelerômetro capaz de identificar o movimento e de desligar o sensor quando o carro estiver parado, poupando energia da pequena bateria.

O acelerômetro também será capaz de medir a área do pneu em contato com o solo, detectando peso extra no veículo. Ao identificar situações como essa, os sensores enviarão um alerta ao motorista para que ele aumente a pressão dos pneus.

O sistema também será capaz de avisar ao motorista, por meio de alerta no celular ou de um leve toque de buzina, quando a pressão ideal for alcançada no momento da calibragem.

Os sensores virão instalados em pequenos compartimentos, dentro dos pneus. Segundo o fabricante, os dispositivos poderão ser removidos dos pneus de origem e reinstalados em pneus novos. Para isso, será necessário apenas reprogramar o sistema com as características dos novos pneus.

Autor: Depois da Roda