Restrição a caminhões melhora fluidez do trânsito em 24%, diz CET

A proibição de caminhões na Marginal Pinheiros e nas avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, que passou a ser fiscalizada com multa a partir desta quinta-feira (2), gerou uma melhora de 24% na fluidez do trânsito na cidade, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo o órgão, a média de lentidão na cidade foi de 51 km.

De acordo com a CET, no primeiro dia em que os motoristas foram multados ao passar pelas vias entre 5h e 21h o trânsito na Avenida dos Bandeirantes melhorou 79%. Na Marginal Pinheiros a lentidão se manteve a mesma – devido a um acidente, segundo a CET.

A restrição começou no dia 2 de agosto, mas os motoristas tiveram um mês para se adaptarem às mudanças. Com o início das multas, os caminhões migraram para outras avenidas, como a Cupecê e a Vicente Rao, que viraram novas rotas dos veículos de carga.

Também por causa das restrições, o movimento de veículos no Trecho Sul do Rodoanel aumentou. A rodovia é alternativa para quem antes seguia pela Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes para seguir para o litoral paulista. O trecho tem 57 quilômetros e foi inaugurado em abril.

A restrição aos caminhões na Marginal Pinheiros vale de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, exceto nos feriados. Os veículos utilitários de carga, os VUCs, estão liberados.

Autor: G1