O carro à prova de colisão também será capaz de trafegar sem a necessidade de interferência humana. Coisa de cinema? Talvez não.
Segundo John Capp, diretor global de segurança ativa da Cadillac (uma divisão da GM, nos Estados Unidos), os próximos veículos da marca poderão incluir um sistema de radar Doppler capaz de detectar obstruções no caminho ou congestionamentos.
O executivo afirmou, em entrevista ao The Wall Street Journal, que daqui a algum tempo será possível ver carros capazes de circular sozinhos, sem motorista. Os veículos serão equipados com um sistema de comunicação capaz de trocar informações com outros carros próximos e com sinais de trânsito, evitando colisões.
A tecnologia de direção autônoma está se desenvolvendo rapidamente. “Nós vemos os trabalhos de pesquisa avançando e, no futuro, talvez os carros não colidam mais”, disse Capp.
Atualmente, a Cadillac e outras montadoras desenvolvem avançadas tecnologias de segurança, como aviso de troca de faixas, sistemas de alerta de pontos cegos capazes de informar ao motorista a existência obstáculos onde ele não consegue ver, entre outros.
Os especialistas também trabalham no desenvolvimento de um sistema capaz de detectar objetos à frente e de reduzir a velocidade do veículo automaticamente, caso o motorista não o faça.
Autor: Depois da Roda