Ao espaço, em pedaços

Quando o Robonauta viajar ao espaço para a sua primeira missão a bordo da STS-133, ele não vai fazer questão de chegar com estilo.

Como você pode ver pela foto, o Robonauta – ou R2, como é chamado oficialmente para a missão – precisa ser manuseado e embalado com muito cuidado antes de ser submetido à intensa vibração e força-g do lançamento do ônibus espacial. Por isso a Sleepr, a caixa especial do R2, vai proteger o robô de 150kg com uma armação de alumínio e espuma isolante.

Depois de desencaixotado no seu destino, os braços do R2 carregarão ferramentas e farão as mesmas tarefas que os seus colegas astronautas, graças a uma ligação direta com Houston. 

Vem aí o robonauta 2. Ele vai twittar do Espaço a partir de setembro

Fonte: Ionline.pt

Chama-se Robonauta 2, nome de código R2, e vai ser o primeiro robô a integrar uma missão na Estação Espacial Internacional, Uma das tarefas para que está programado é comandar as informações que chegam à Terra através do Twitter, mas ao todo tem mais de 350 sensores e será capaz de manusear os diferentes instrumentos espaciais.

A NASA adianta que o robô vai ser enviado para a estação espacial em Setembro, a bordo do vaivém Discovery.

O andróide foi desenvolvido em conjunto pela NASA e pela General Motors, numa inciativa mais ampla que passa por criar robôs para trabalharem lado a lado com humanos. Numa primeira fase, vai ficar alojado no laboratório Destiny, mas a agência espacial norte-americana acredita que no futuro o R2 poderá ter maior mobilidade. Para já é apenas um protótipo e não está preparado para sair da nave, mas a perspectiva é que possa substituir os astronautas em tarefas de maior risco como actividades extraveiculares. 

Assista ao vídeo:

Autor: GizModo, Ionline.pt e Discovery