Avaliações e perícias – temas presentes no dia a dia

Formada em Engenharia Civil pela FAAP, Miriana Marques foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade. 

Com 15 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia. Membro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, assistente técnico do Metrô, Dersa e da Procuradoria Geral do Estado. 

Representa o Instituto de Engenharia na CPPU – Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – Prefeitura de São Paulo. 

No Instituto de Engenharia, é diretora-secretária, membro do Conselho Consultivo, secretária da Divisão de Avaliações e Perícias e de Meio Ambiente, responsável pela organização do Construética – Comitê de Práticas e Ética na Construção – e membro da Câmara de Mediação e Arbitragem. 

Recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”.

Leia abaixo uma breve entrevista com a engenheira Miriana Marques:

Site do Instituto de Engenharia – Como é a rotina de trabalho na Divisão Técnica de Avaliações e Perícias? 

Miriana Marques – Mantemos reuniões periódicas, ajustando nossos compromissos com as atividades programadas. Pelo menos uma vez por mês realizamos uma palestra técnica, algumas vezes realizamos duas, mas sempre é uma árdua conquista. 

Todas as palestras realizadas pela DT ficam no site e, em alguns casos, são transmitidas ao vivo, ocasião em que o espectador pode fazer perguntas ao palestrante. 

Algumas vezes somos acionados por meio de questionamentos técnicos, por uma dúvida a respeito de uma trinca ou a procura de soluções periciais. Estamos sempre dispostos a sanar essas dúvidas e a encaminhar para soluções mais adequadas.
Mantemos uma variedade de cursos ministrados pelo Dr. Fiker, que é diretamente ligado ao tema. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais as atividades desenvolvidas durante o ano? Qual você destacaria e por quê? 

Miriana Marques – Durante o ano procuramos sempre convidar profissionais diferenciados, que possam dar palestras atualizadas e compatíveis com o momento que se vive. O tema Avaliações e Pericias é muito generalista e envolve todos os problemas ligados à Engenharia. Desde assuntos mais complexos como o “buraco” do Metrô até pequenas trincas em uma casa ou imóveis desapropriados. Desta forma temos um leque de temas e profissionais. 

Nos últimos dois anos, a Divisão Técnica de Avaliações e Perícias foi vencedora do prêmio de Melhor Trabalho do Ano, concedido pelo Instituto de Engenharia, com a análise de temas ligados ao exercício da profissão (Vistoria cautelar, em 2008 e Imóveis tombados, em 2009). 

Em relação ao destaque, neste ano, podemos frisar a palestra do Cel. Res. PM Elizeu Eclair Teixeira Borges, assessor especial do governador, que falou sobre o Programa de Recuperação Socioambiental – Serra do Mar – Garantia de moradia digna e preservação ambiental, do qual é coordenador. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais os temas mais discutidos nessa divisão? Explique 

Miriana Marques – Procuramos sempre definir temas que estejam em ênfase na mídia, podemos citar desapropriações, acidentes diretamente ligados à Engenharia e, como já citei, temos um amplo leque de temas, desde a determinação de valores locativos de lojas de shopping, como determinação de valores para fusões ou cisões de grandes empresas, como aspectos ambientais, a exemplo do parques lineares, implantados pela prefeitura de São Paulo ou ainda a influência da execução de obras em imóveis lindeiros, quando da execução de serviços de engenharia. O tema avaliação e pericia é variado, cabe em todos os instantes de nossas vidas. Podemos divagar e explanar sobre vários assuntos de interesse geral e sempre em prol da engenharia nacional. 

Site do Instituto de Engenharia – Qual tem sido a participação dos profissionais nos eventos da Divisão?
Miriana Marques – Entendemos a dificuldade de se ajustar a vida profissional e pessoal com a vida institucional. Desta forma, procuramos manter temas que estimulem a participação de profissionais de destaque e, principalmente, de interesse da sociedade de forma a divulgar e ampliar a participação de todos. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais serão as próximas atividades já programadas? 

Miriana Marques – Temos a intenção e trabalhar para desenvolver palestras que tragam, por exemplo, informações de como se realizar a avaliação de passivo ambiental, qual o valor de um bem tombado, como proceder como assistente técnico? Ou ainda a responsabilidade da construtora em anomalias apresentadas em imóveis lindeiros à sua obra ou algo mais técnico como a metodologia de avaliação pelo método involutivo vertical ou mesmo maiores detalhes sobre inferência estática.
Todos são temas interessantes e de muita valia para esta divisão técnica e, acredito, devem ser aqueles que o público almeja.

Autor: Instituto de Engenharia