Estudo comprova: buraco na rua é a maior causa de raiva no trânsito

Se você pensa que congestionamentos é o que mais aborrece o motorista, esqueça. De acordo com a tese de doutorado em psicologia desenvolvida pelo professor Luis Alberto Passos Presa, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, a maior causa de raiva no trânsito são os buracos no asfalto.

Durante o estudo, Presa ouviu 400 motoristas de Manaus por meio de testes divididos em cinco categorias, de acordo com os veículos que conduzem. Os entrevistados responderam ao teste psicométrico Staxi (Inventário de Expressões de Raiva), com 44 itens, e ao formulário Situações de Raiva no Trânsito (SRT), com 20 itens específicos sobre situações de raiva no trânsito.

A segunda posição entre os fatores que mais irritam os motoristas ficou com as ruas estranguladas ou ocupadas por outros motoristas que param em fila dupla. No terceiro lugar, está a luz alta emitida por carros que vêm em sentido contrário.

Em entrevista ao site Autoesporte.com, publicada no G1, Presa explica que, no trânsito, os pontos de vista sobre os outros mudam conforme o tamanho de quem vê e de quem é visto. “O que dá mais raiva são os buracos no chão, para os motoristas de motocicleta, auto e táxi, porque para estes ocorre um prejuízo material. Os motoristas de caminhão não têm tanta raiva porque são as empresas que arcam com o prejuízo”, diz o professor Presa.

Ainda de acordo com a reportagem, a partir desse estudo podem surgir ideias para novas políticas públicas a fim de melhorar as condições de segurança no trânsito. .

Autor: Depois da Roda