Carros elétricos são criados para o cotidiano

Depois de serem apenas curiosidades por décadas, carros elétricos criados para o dia-a-dia estão chegando por aí em breve.

Nos próximos meses, começarão a pintar mais e mais propagandas de veículos como o Nissan Leaf e o Chevrolet Volt, modelos de grandes montadoras cujo lançamento é aguardado para o final deste ano ou, no máximo, começo de 2011.

Mas há muitos outros carros elétricos em desenvolvimento – tanto de montadoras famosas (como a Nissan, com o Leaf, ao lado) como de iniciantes, como a americana Tesla, que está até produzindo um superesportivo, o model S, capaz de deixar a concorrência comendo volts. Quem sabe, essas empresas inovadoras podem ser as marcas do amanhã.

Veículos elétricos vão ajudar a acabar com a dependência mundial em relação ao petróleo ou, no caso dos híbridos, diminuir fortemente. E, geralmente, eles são divertidos de dirigir porque tendem a acelerar de maneira ágil e suave.

Mas mesmo com todo esse auê em torno dos carros elétricos, não espere que os motores de combustão interna morram rapidamente.

O alto custo das baterias e de outros componentes elétricos manterão os preços dos carros lá em cima por um tempo, e alguns consumidores podem não ver vantagem em ter um veículo 100% elétrico – além do medo e preconceito, claro.

Algumas montadoras, por exemplo, estão adotando uma postura mais cautelosa, adaptando carros que já existem, como o Ford Transit (ao lado), para criar versões híbridas.

Autor: Depois da Roda