O senado dos EUA quer que a Nasa (agência espacial americana) construa um novo foguete capaz de levar astronautas além de órbitas baixas ao redor da Terra. A aprovação do projeto viria às custas do desenvolvimento de tecnologias mais avançadas, como postos orbitais de combustíveis.
Em abril, o presidente americano, Barack Obama, disse que a Nasa deveria enviar um astronauta para um asteroide até 2025. Mas a agência não conseguiria construir o foguete necessário para a empreitada antes de 2015. Até lá, novas tecnologias poderiam ajudar no desenvolvimento do foguete, como a possibilidade de reabastecer usando um posto de combustível orbital antes de continuar a viagem.
Mas, na semana passada, o comitê do senado americano que supervisiona a Nasa aprovou um projeto de lei que requer a construção de um foguete imediatamente. O projeto ainda precisa passar pelo Congresso.
Para alguns, o prospecto de produção mais rápido é uma boa notícia. “Se você sempre esperar uma nova tecnologia, você nunca constrói nada”, disse Mark Lewis, da Universidade de Maryland, em College Park e presidente do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica. Segundo ele, um atraso de cinco anos também erodiria o know-how existente para a construção de grandes foguetes.
Autor: G1