Em um belo dia (literalmente, porque fazia muito sol), Robert Noble, arquiteto especializado em design sustentável, perguntou a si mesmo por qual motivo os estacionamentos nos Estados Unidos não serem cobertos por painéis solares e, portanto, usados para gerar energia limpa.
Poucas empresas têm construído coberturas com essa capacidade, mas nenhuma obteve uma presença forte ou tentou conquistar esse segmento, saindo dos limites do mercado residencial.
“Estacionamentos são um enorme desperdício de espaço”, disse Noble, em uma entrevista ao jornal The New York Times. “É um mercado do tamanho de uma galáxia que nunca foi explorado adequadamente”.
Curioso para ver quem mais teve a mesma ideia, ele procurou na internet, mas não achou fabricantes em larga escala. Então, decidiu começar a construir estruturas solares por si mesmo.
Em 2005, Noble fundou a Envision Solar, a atual líder do mercado de coberturas solares para carros.
O principal produto da empresa são os “parques solares”, amplas áreas que cobrem estacionamentos, gerando energia limpa.
Entre seus clientes, empresas como a Kyocera Corporation, a Dell Computer, a Johnson & Johnson e a Universidade da California em San Diego.
Agora, a companhia de Noble está aproveitando a onda dos carros elétricos e híbridos e investindo em coberturas solares acopladas a estações de recarregamento. Ele fez um acordo de parceria com o Departamento Nacional de Energia Renovável para testes do sistema.
Noble acredita que, no futuro, carros parados em estacionamentos vão poder se recarregar ao longo do dia, com energia limpa e gratuita, sem precisar de reforço na produção de eletricidade.
Autor: Depois da Roda