Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven parecem ter realizado um avanço científico incrível, que pode levar a uma drástica reduição da poluição e a um ar melhor para nós todos.
De acordo com os pesquisadores da UTE, uma estrada feita de concreto misturado com dióxido de titânio pode remover até 45% do óxido de nitrogênio, um dos principais poluentes atmosféricos, com o qual entra em contato.
O dióxido de titânio, um material fotocatalítico, captura os óxidos de nitrôgenio e, com a ajuda do sol, os converte em nitratos, que são lavados pela chuva sem causar danos à natureza.
Os cientistas conduziram um estudo em condições reais em uma área de 1000 metros quadrados em uma parte recém-repavimentada de uma rodovia na Holanda. Os testes mostraram que o pavimento especial pode reduzir os níveis de óxido de nitrogênio entre 25% e 45% acima do que faz o concreto normal.
De acordo com Jos Brouwers, professor de materiais da UTE, “as propriedades purificadoras do ar desse novo pavimento já foram atestadas em laboratório, mas os resultados mostram que ele funciona também ao ar livre”.
Pesquisas adicionais ainda são necessárias. No entanto, embora o pavimento preparado com dióxido de titânio custe 50% a mais que o convencional, o aumento no custo total de uma estrada nova é de apenas 10%. Dinheiro à parte, as vantagens desse material são aparentes, mas a implementação dele requer a repavimentação de todas as estradas no mundo. Uma tarefa, sem dúvida, global.
Autor: Depois da Roda