Carro elétrico da BMW será de fibra de carbono

A BMW divulgou as primeiras  informações detalhadas do que será seu modelo elétrico MCV, (Megacity Vehicle). Além disso, prometeu que a novidade deve ter uma versão final só em 2013.

Esse carro pra lá de futurista será apresentado à massa curiosa agora em setembro, no concorrido Salão do Automóvel de Paris.

De acordo com a imprensa especializada, a novidade será o pontapé inicial de uma sub-marca da BMW – uma possível Série E – que será responsável pelos carros elétricos e híbridos da fabricante alemã.

Uma das novidades divulgadas sobre o MCV é que ele terá estrutura de fibra de carbono. Mais especificamente, Carbon Fiber Reinforced Plastic (CFRP). Trata-se de uma matéria-prima que, de acordo com a BMW, é mais forte que o aço, com a vantagem incrível de ser 50% mais leve que o alumínio. Se o carro inteiro fosse de alumínio, ele seria apenas 30% mais leve que o aço.

Além disso, novas técnicas de fabricação prometem reduzir o preço do modelo, mesmo usando esse super material. Não que vá ser uma pechincha, claro, mas, de acordo com a BMW, será razoável o suficiente para uma produção de 50 000 carros por ano na fábrica de Leipzig, na Alemanha.

O Megacity terá um motor(zão) elétrico de 136 cavalos, emitindo zero de poluição – o grande apelo da coisa toda. Ele promete autonomia de 161 quilômetros e velocidade máxima de 153 km/h. Okay, não são números comuns quando se trata de um legítimo BMW, mas o MCV foi pensado para ser usado no trânsito da cidade, não voando numa autobahn.

Autor: Depois da Roda