Um estudante espanhol de 21 anos desenhou um sistema que permite reduzir a resistência ao ar do aerofólio posterior dos carros de Fórmula 1 e aumentar assim a velocidade destes veículos em 10 km/h nas retas.
Com o projeto, Albert Illera, do último ano do curso de Engenharia Aeronáutica da Escola Técnica Superior de Engenharias Industrial e Aeronáutica de Terrassa da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), ganhou a prova espanhola que lhe permitirá concorrer pela bolsa de estudos Altran Engineering Academy 2010 e participar da final que será realizada nos dias 12 e 13 de julho em Enstone (Grã-Bretanha), onde a Renault Formula 1 Team tem sua sede de P&D.
O estudante, selecionado entre mais 56 participantes de toda a Espanha, propõe a modificação do aerofólio posterior do atual carro da Renault de F-1.
Para isso, levou em conta as mesmas propriedades dos fluídos do ar a fim de criar um dispositivo com efeitos similares ao Conduto-F ou F-Duct – um sistema aerodinâmico aplicado inicialmente pela McLaren que injeta um jato de ar extra ao aerofólio posterior sem que seja necessário habilitar uma canalização extra e utilizando sistemas automatizados de ativação.
Autor: Estadão.com.br