Os engenheiros da Toyota querem melhores sistemas de visão noturna para ajudar os motoristas a navegar com segurança em estradas escuras. Agora, eles desenvolveram um software de câmera, inspirado na visão de escaravelhos, abelhas e mariposas, insetos que podem ver através de uma incrível gama de cor, brilho e sombra, de acordo com uma reportagem da revista New Scientist.
O novo algoritmo digital de processamento de imagem pode capturar imagens noturnas em cores de um carro em alta velocidade, e consegue até se adaptar automaticamente a diferentes níveis de luz.
Isso significa que não há nenhum problema com a súbita cegueira causada por luzes fortes de um veículo no sentido oposto – uma situação comum em estradas. Melhor ainda, o sistema de baixo custo exige apenas uma câmera digital e uma placa gráfica comum para PCs.
Tal inovação é fruto da colaboração de engenheiros da Toyota, matemáticos e Eric Warrant, cientista óptico da Universidade de Lund, na Suécia. Warrant passou a maior parte de sua carreira estudando a visão noturna de insetos, e foi o primeiro a criar um modelo matemático que descreve como essa “adaptação espaço-temporal de nivelamento” funciona.
Assim como os olhos do inseto podem usar sinais dos fotorreceptores para aumentar detalhes ou características específicos em uma imagem noturna, o algoritmo de sinais consegue usar pixels vizinhos na imagem – o equivalente matemático de encontrar o melhor tempo de exposição e o tamanho do pixel ideal para cada ponto da cena – sim, altamente complexo. O algoritmo também pode detectar padrões de repetição nos quadros para identificar o movimento e ajustar os detalhes para evitar a perda do foco.
O sistema continua a receber melhorias nos laboratórios da Toyota, mas os pesquisadores esperam que um dia ele se torne parte de um sistema de projeção para os motoristas, ou para um sistema automático de prevenção de acidentes.
Autor: Depois da Roda