Pesquisadores do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um novo modelo estatístico para a previsão dos resultados dos jogos da Copa de 2010.
O projeto, coordenado pelo professor do Francisco Louzada Neto, resultou em um modelo estatístico dinâmico com estimativas das chances de cada time atingir cada etapa da Copa do Mundo.
O modelo é baseado em um sistema de simulação computacional, com a inserção de dados quantitativos e qualitativos que avaliam a possibilidade de cada seleção evoluir durante o torneio.
Probabilidade de ser campeão
Para o cálculo das probabilidades de vitória, empate e derrota em cada partida, a ferramenta combina informações subjetivas, como a opinião de especialistas e palpites de torcedores acerca do placar dos jogos, com dados objetivos, como o ranking divulgado pela FIFA.
A partir dos dados, a ferramenta estatística levanta as probabilidades dos times alcançarem cada uma das etapas da fase eliminatória e as chances de se sagrarem campeões do torneio.
Como a ferramenta é dinâmica, ela possibilita a atualização dos dados e inserção dos resultados dos jogos no decorrer do campeonato e, dessa forma, as probabilidades de vitória acompanham o rendimento de cada equipe na competição.
Opinião dos torcedores
No site da ferramenta, o torcedor poderá fornecer sua opinião a respeito dos placares dos jogos, interagindo com a equipe de pesquisadores por meio de um simulador de chances.
Com isso, o torcedor conhecerá as chances dos times alcançarem cada uma das etapas da fase eliminatória da Copa.
Além de analisar os resultados em competições esportivas, a ferramenta desenvolvida pelo CER também pode ser utilizada para análise de riscos e desempenho em outros setores, como, por exemplo, atividades financeiras.
O endereço do site é www.copa2010.ufscar.br.
Autor: Inovação Tecnológica