Texas será campo de testes para tecnologia de trânsito da IBM

OTexas é conhecido por suas estradas largas. Logo, a IBM e o Departamento de Transportes dos EUA (DoT) acharam ser um lugar apropriado para testar várias tecnologias para diminuir os congestionamentos, reduzir acidentes, e tornar a tortura da rota casa-trabalho mais suportável para os motoristas.

O DoT está interessado na implantação de uma tecnologia chamada IntelliDrive, que interliga carros e rodovias de modo para que eles compartilhem informações sobre tudo. Exemplos? Coisas como afunilamentos de pistas, acidentes, chuva e quetais. Segundo números do DoT, 76% dos acidentes poderiam ser evitados se tal recurso fosse adotado.

Os testes da IBM não chegarão a tanto, mas o DoT vê essa oportunidade como um passo importantíssimo. A IBM planeja colocar sensores nas estradas e implementar análise preditiva que não somente monitore o tráfego em tempo real como também o projete uma hora adiante.

Por seu lado, a IBM sonha em convencer as autoridades de que sua tecnologias tão legais devem ser implantadas em todo o país. Para isso, usa os elogios de autoridades finlandesas, que disseram que a análise de tráfego da IBM economiza dinheiro e tempo.

Para o DoT, se os testes derem certo em um Estado com tantos carros como o Texas, reduzindo acidentes, congestionamentos e a poluição, é bem possível que a ideia seja levada para outras grandes cidades dos EUA.

Autor: Jalopnik