Lilavati Oliveira
O jornal Hoje em Dia do último domingo, 13, publicou, na coluna Contraponto, artigo produzido pela reitora do UniBH, professora Sueli Maria Baliza Dias. A docente destaca no texto que o momento cívico criado pela Copa do Mundo é bom para o Brasil. O artigo foi publicado na página 5 do impresso.
O texto coloca: “Criança ainda na década de 1970, entoei junto com todos os brasileiros o hino ´Noventa milhões em ação, pra frente Brasil…`. Lembro-me ainda da belíssima festa da vitória da nossa Seleção Canarinho. Não sou uma amante da prática do futebol, menos ainda especialista no assunto. Sou uma ´torcedora` da Seleção e do Atlético. Portanto, a minha opinião sobre o assunto é meramente pessoal e subjetiva. A ideia central dessa discussão nos leva a refletir sobre a definição de civismo ou patriotismo, que remonta ao conceito de cidadania.”
O artigo também aponta: “O patriotismo saudável estimulado pelo futebol na Copa do Mundo reforça a certeza de que somos uma grande nação, o que aumenta o nosso compromisso cidadão de não permitir que interesses escusos possam prejudicá-la em todos os aspectos.”