Energia para nossos carros, direto da Lua

Bem, imagine envolver toda a circunferência da Lua, com seus 11 000 km, com painéis para coletar a energia do sol e enviar essa força de volta para a Terra por meio de microondas ou laser. Claro que parece um grande absurdo, não é mesmo? 

Pois acredite: a Corporação Shimizu, uma empresa japonesa de construção, está pensando seriamente nesse projeto e quer torná-lo realidade em um futuro não muito distante.

O anel lunar, como a Shimizu o chama, é uma imensa esteira de painéis solares ao redor do equador lunar, com 11 000 km de extensão e 400 km de extensão. A empresa acredita que ele seria capaz de, simplesmente, alimentar o planeta inteiro, ou toda a frota global de carros elétricos.

A Shimizu prevê o envio de robôs carregando a maior parte da carga e fazendo o trabalho pesado, como nivelamento do terreno, enquanto aos astronautas cabem as tarefas mais sutis. Os robôs seriam operados da Terra, enquanto antenas enormes enviariam a energia para o planeta.

Obviamente, ainda não há qualquer estimativa de custo para a empreitada. Mas deve ser na casa dos vários – e bota vários nisso – bilhões de dólares.

Autor: Jalopnik