Dez maravilhosas peças de automóveis

Peças de carro são feias, oleosas e sujas? São sim. É por isso que gostamos delas. Mas elas podem ser também belas obras de arte da engenharia. Aqui estão dez peças que vão fazer o óleo correr mais rápido em suas veias.

10 – Coletor de escapamento da Ferrari 312 1967

Muitos de vocês têm uma queda por coletores bem projetados, e com razão. Um conjunto bem projetado merece ser exposto em um museu. O coletor do 312 define um novo conceito de beleza. Exibidos de forma escancarada sobre o motor e pintados em um branco que cega, são ao mesmo tempo belos e funcionais. E é exatamente o que procuramos aqui.

Crédito da foto: nick147. 

9 – Carburadores Weber

Tenho um fraco por carburadores Weber, assim como muitos de vocês. Como resumiu o leitor xzzy: “é arte em um lugar onde não se espera encontrar arte, e quando eu conseguir minha máquina do tempo, quero voltar e apertar a mão do cara que pensou na sua implementação. Usar a velocidade do ar em movimento para alterar a pressão, controlando o fluxo de combustível no motor? Genial.” Assim como muitas das outras peças nesta lista, a beleza não está só na aparência.

Crédito da foto: Mario_0609. 

8 – Porta diedral Synchro-Helix do Koenigsegg

São como as portas tesoura da Lamborghini, ainda melhores. São como as portas asa-de-gaivota da Mercedes, ainda melhores. Primeiro empurre para fora, depois gire para cima. O processo é simples. Entender o nome? Só com um PhD.

Crédito da foto: bluuffmaster24. 

7 – Pedais do McLaren F1

Personalizados de acordo com a necessidade de cada dono, nenhum conjunto de pedais do McLaren F1 se parece com outro. Alguns estão mais próximos, alguns têm saliências para manter o pé no lugar, outros são fixados por cima, diferente da fixação inferior da foto. Todos são igualmente eficientes e belos.

6 – Motor rotativo Wankel

Provas de que o rotor triangular do motor Wankel é esteticamente agradável podem ser encontradas por toda a parte no Mazda RX-8. Desde o recorte interno no encosto de cabeça à alavanca de câmbio e o formato do freio de mão, os triângulos deixaram de ser meras curiosidades, se transformando em uma carta de intenções da Mazda. Baixo peso, baixo centro de gravidade e tamanho compacto ajudam a dar foco ao esportivo. Apenas se certifique de estocar óleo, já que os Wankels são famosos por bebê-lo sem cerimônia.

Crédito da foto: John Renna. 

5 – Retrovisor do Pagani Zonda Cinque

Brilhantemente homenageado pelo nosso colega Orosz, o retrovisor do Zonda Cinque parece ter saído de uma nave alienígena. Como o Zonda não é muito diferente de uma nave interplanetária, tudo combina. É um elemento de design suave e delicado, que não usa materiais ou peso além do necessário, e parece flutuar sobre o para-lama dianteiro do carro.

Crédito da foto: Worldcarfans.com. 

4 – Grelha da alavanca de câmbio

Não há nada igual ao som seco do KA-CHUNK ao trocar as marchas em uma alavanca de câmbio com grelha. O contato maciço dos metais quando bem projetados é parte da experiência ao volante que falta em muitos esportivos atuais. Ainda há alguns focos de resistência, mais precisamente o Audi R8 e Lamborghini Murciélago.

Crédito da foto: dck47. 

3 – Supercharger de engrenagem helicoidal dupla

Um grande exemplo de forma que segue a função: o desenho das engrenagens é necessário para que possam funcionar de maneira correta e eficiente, o que também as faz ter um visual bem interessante. 

1 – Suspensão traseira do Aston Martin One-77

Usinagem intrincada, a combinação de alumínio com fibra de carbono e molas gigantescas fazem desta suspensão algo tão belo, que poderia ser pendurada em uma parede. É tão brilhante que, se fosse menor, poderia ser usado em volta do pescoço.

Crédito da foto: Autofans.us.

2 – Teto rígido escamoteável

Mesmo que este tipo de teto vá contra tudo o que nós do Jalopnik defendemos, acrescentando peso e complexidade a algo que deveria ser tão simples quanto esticar um pano sobre os assentos, é preciso admirar a engenhosidade de transformar um teto de metal em um pedaço de origami e guardá-lo no porta-malas, tudo sem que o dono tenha que usar um maçarico. Assistir o funcionamento de um desses quase faz com que esqueçamos o quão ridículo é a ideia. 

Autor: Jalopnik