Viagem elétrica no tempo

Os carros elétricos não são uma novidade na indústria automobilística. Na verdade, lá no começo dessa história, eles eram mais comuns que os movidos a gasolina, porque era demorado dar partida nos primeiros motores – lembra daquela manivela que aparece nos filmes?

Pela mesma razão, os elétricos também eram muito populares junto às mulheres. E, justamente por isso, sempre tiveram um sério problema de imagem no universo masculino – homens não queriam ser vistos em “carros de mulheres”. Isso explica muito do preconceito que o americano médio ainda tem contra esse tipo de tecnologia, embora isso esteja diminuindo, claro.

A Detroit Eletric foi a montadora de elétricos mais famosa e mais duradoura, construindo carros de 1907 a 1942. Clara Ford, mulher do mais-do-que-famoso Henry, não gostava do barulhento modelo T criado pelo genial marido, e preferia se locomover em um Detroit 1914 (foto). 

Para ver a evolução dos carros elétricos, vale a pena conferir o álbum de fotos abaixo preparado pelo site MSNBC.com. É uma viagem no tempo! 

2011 Chevy Volt

2008 GEM e4

2002 Ford Think City

General Motors EV1

1974 Sebring-Vanguard CitiCar

Autor: Depois da Roda