Começaram os preparativos para a primeira fase de mais uma edição da Maratona Internacional de Engenharia, promovida pela Chemtech, bicampeã do ranking das 25 melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro, elaborado pelo Great Place to Work Institute (GPTW).
Este ano, o desafio tecnológico contará com a participação de estudantes argentinos, peruanos, colombianos e, pela primeira vez, mexicanos, além de futuros engenheiros brasileiros de 23 universidades ( confira a lista das instituições participantes ). Cada instituição poderá ser representada por até dez alunos na primeira fase, que têm até esta sexta-feira para providenciaram suas inscrições. Para obter mais informações sobre o regulamento e acessar a ficha de cadastro, basta clicar no site da Chemtech .
Em seu sexto ano de realização, sendo o segundo internacional, a maratona já treinou mais de 700 estudantes em tecnologias de ponta, que dificilmente seriam oferecidas pelas faculdades. A empresa também oferece softwares e licenças para as universidades inscritas, investindo na educação.
De acordo com Lilian Cidreira da Costa, analista de RH da Chemtech, o objetivo da iniciativa é recrutar os melhores estudantes de boa parte das universidades brasileiras e de países vizinhos. Apenas no ano passado, a companhia contratou 11 dos 14 finalistas que foram a Salvador para participar do evento durante o PSE'09 (10th International Symposium on Process System Engineering).
– A empresa procura contratar os melhores profissionais e, os que não são aproveitados, acabam sendo treinados para o mercado – ressalta Lilian.
Após o período de inscrições, os estudantes selecionados participarão de um treinamento on-line e gratuito, oferecido pelos engenheiros da Chemtech, que integra técnicas de Visualização de Dados (DV) e Fluidodinâmica Computacional (CFD). Durante o treinamento, os alunos terão acesso a chats semanais, exercícios e apostila teórica.
Dois estudantes de cada universidade finalista serão selecionados para participar da segunda fase da maratona, que será realizada durante a “Rio Oil & Gas 2010”, maior feira de petróleo e gás da América Latina, entre os dias 13 e 16 de setembro, com todas as despesas custeadas pela Chemtech.
A cada edição, afirma Lilian, centenas de alunos se inscrevem, quase 200 são treinados e cerca de 30 vão para a grande final.
– Para a edição de 2010, devemos receber quase mil inscrições. A expectativa é que, este ano, treinemos cerca de 300 alunos.
Autor: O Globo