Obras da estação de metrô Liberdade avançam em Novo Hamburgo (RS)

Construção entra em fase final após a colocação da cobertura em estrutura metálica, com peso de 180 mil kg. Com 4,9 mil m² de área, terminal de passageiros terá dois pavimentos

A construção da Estação Liberdade, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entrou na reta final com a colocação da cobertura metálica. A obra, de responsabilidade da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) está sendo executada pelo consórcio Nova Via, formado pelas empresas Odebrecht, Andrade Gutierrez, Tonilo/Busnello e Ttrans Sistemas, e tem previsão de término para dezembro de 2010.

Com 4,9 mil m² de área, a Estação Liberdade é dividida em dois pavimentos. No primeiro andar, ficam os espaços para bilheterias, bloqueios eletrônicos, banheiros, escadas rolantes e convencionais, elevadores e área operacional da empresa, além do bicicletário no interior do saguão. Já no segundo pavimento, estará a área de embarque e desembarque dos usuários.

O projeto arquitetônico da estação ainda prevê iluminação zenital, aliada a um sistema de adequação da quantidade de luz, que controlará o desligamento e acendimento das luzes. O objetivo é reduzir o gasto com energia elétrica.

De acordo com informações da Odebrecht, a superestrutura da estação foi executada com vigas e lajes pré-moldadas e cobertura em estrutura metálica feita de aço, que pesa 180 mil kg. A próxima etapa é o fechamento lateral, que será feito em painéis arquitetônicos de concreto pré-moldado. A obra ainda prevê a instalação dos trilhos/dormentes, do acabamento interno e da urbanização do entorno.

A Estação Liberdade faz parte do plano de expansão da Trensurb, que ligará a cidade de São Leopoldo a Novo Hamburgo. O projeto inclui a execução de 9,3 km de vias elevadas, a construção de quatro novas estações (Liberdade, Rio dos Sinos, Fenac e Industrial) e da infraestrutura e mesoestrutura para uma futura quinta estação, além da reurbanização das áreas ao entorno. O novo trecho deve entrar em operação em 2011.

Autor: PiniWeb