A gigante montadora alemã Mercedes-Benz está desenvolvendo um complexo sistema que visa substituir o piloto de testes em situações que possam representar risco de vida para o profissional.
Segundo a empresa, o sistema, chamado de Automated Driving (Direção Automatizada) envolve uma serie de controles computadorizados, integrados aos controles mecânicos do carro. Ele é capaz de realizar testes de controle de estabilidade em alta velocidade, por exemplo, sem precisar de um motorista humano.
De acordo com o chefe de produtos, inovações e processos tecnológicos da Daimler AG, o Automated Driving será capaz de avaliar situações de tráfego mais complexas e o perigo em locais de risco como cruzamentos. “O novo sistema automatizado de testes nos auxilia com qualidade extremamente alta em segurança operacional, para que possamos tornar nossos componentes de segurança ainda mais eficientes.”
A vantagem da tecnologia é fazer testes em situações limite sem arriscar ninguém, e verificar a reação dos componentes críticos de segurança, como pneus, freios ou acionamento não intencional dos airbags, entre outros fatores.
Autor: Depois da Roda