Triciclo de espuma pode salvar vidas

“Você prefere ser atingido por um veículo de 1,6 ton ou por 160kg de espuma?”

Eis a questão que Doug Ballard, diretor da equipe Spira, que concorre ao prêmio Automotive X-Prize, faz a todo mundo. A Sprira é uma equipe movida pela segurança. Tal como o release oficial da companhia diz, “a Spira está no Automotive X Prize para dizer ao mundo que a causa n 1 de mortes no mundo entre jovens de 15 a 25 anos são acidentes causados por veículos inseguros.” Vivendo na Tailândia, onde – tal como no resto da Ásia – a mistura caótica de veículos significa que um monte de pedestres, ciclistas e motociclistas são mortos em acidentes, Ballard e seu irmão Lon têm uma perspectiva diferente. 

“Queremos fazer algo realmente seguro. A maioria das pessoas não sabe que 80% dos acidentes fatais envolvem pessoas que não estavam no veículo. Você não ouve a indústria automobilística dizer nós a causa nº1 de mortes entre jovens no mundo, disse Doug ao blog especializado em segurança AutoblogGreen.

Por isso tudo, o triciclo Spira é feito de espuma macia. O quadro é apoiado em uma estrutura plástica forrada com epox. Então tudo é coberto com uma espura de poliuretano, o mesmo material das sandálias Croc. Então, em vez de sentir que foi atropelado por um monte de metal, ao bater em um Spira o máximo que voc~esente é que levou um chute forte.

O motor, tirado de uma Ninja 250 Kawasaki – fica na roda direita, ao lado da transmissão. No lado esquerdo estão o tanque e o radiador. Não há volante: o controle é feito por um guidão de moto curvado em “V” para baixo. Há freios hidráulicos controlados por pedais.

O Spira também poderia abrir um novo segmento para veículos nos países em desenvolvimento, em especial na Ásia. O continente está lotado de motos, mas há poucas opções entre uma motocicleta de US$ 1 000 e um carro de US$ 15 000. A ideia é colocar o Spira nesse meio.

Autor: Depois da Roda