Lilavati Oliveira
A professora do UniBH Ângela Abi-Sáber participou na última sexta-feira, 30, do programa Caleidoscópio, na TV Horizonte. A docente recebeu o convite para falar sobre os símbolos na história Alice no País das Maravilhas. Dentre os assuntos debatidos no programa foi as diversas interpretações dadas à história.
“A discussão foi muito bacana e proveitosa. Falei sobre os símbolos existentes em Alice. Sobre a personagem Alice, por exemplo, foi abordada a perspectiva de tamanho, uma vez que em situações ela encolhe e em outras ela estica. Falamos também sobre o Chapeleiro Maluco”, diz a professora.
Sobre as interpretações em Alice a docente aponta: “As leituras são tão variadas, tantos quantos leitores possíveis. Se considerarmos interpretações (análises), temos também que pensar nas perspectivas culturais, recepções, conhecimentos prévios. Dada a época do ´romance`, ´conto`, e as circunstâncias, ( 1862 ), o leitor sentir-se-á atraído, tanto quanto as três irmãs Lidell, pelos imaginários, surrealismo das narrações.”
A professora Ângela Abi-Sáber ministra disciplinas nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Relações Públicas, Ciências da Computação e Jornalismo.