Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe/UFRJ, desenvolveram uma nova metodologia para a reciclagem de plástico.
Segundo testes do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos, cerca de 40% de material plástico usado pode ser reaproveitado para a criação de resinas plásticas.
A técnica consiste em dissolver o plástico usado em uma solução com reagentes e adição do material em um reator, onde é feito mais plástico, de acordo com o responsável pelo projeto professor José Carlos Pinto. O método, com produção in situ, permite a incorporação de materiais plásticos usados com plásticos virgens.
A adição dos plásticos reciclados não interfere no andamento das reações químicas, o que garante a qualidade do produto final, segundo as conclusões do estudo.
A reciclagem desenvolvida pelos pesquisadores pode ser empregada em copos descartáveis e outras famílias de materiais materiais à base de poliestireno, de poliacrilatos, de polimetacrilatos e de poliacetatos, utilizados para a aabricação de CD, isopor, interiores de geladeiras, etc.
Agora, os pesquisadores vão realizar testes para verificar a possibilidade de empregar a técnica com cargas de isopor recicladas.
Autor: Ambientebrasil