Redutor de velocidade gera energia para ruas e estradas

Uma ideia de engenheiros ingleses parece ser um meio bastante engenhoso (com perdão do trocadilho) para produzir energia elétrica em estradas e ruas. Trata-se de um redutor de velocidade para evitar acidentes de trânsito capaz de aproveitar o peso dos carros para gerar eletricidade.

Dentro do equipamento, que pode ser instalado em qualquer rua, avenida ou em rodovia, um sistema de manivelas aproveita o peso dos carros, caminhões e ônibus para girar dínamos, que por sua vez geram a eletricidade. 

Segundo os criadores, em uma rua de movimento regular (um carro a cada 10s), esse redutor gera energia que daria para duas casas de porte médio. No entanto, faz mais sentido usar a produção na própria rua. Nesse caso, dá para manter oito semáforos, ou até 50 postes com as lâmpadas acesas.

O redutor pode trabalhar dia e noite. A energia que sobra vai para baterias, de forma a garantir que tudo fique aceso mesmo quando o trânsito cair.

Cada equipamento custa o equivalente a R$ 70 mil, e se paga em 36 meses. O tempo de vida útil de é de 12 a 15 anos. A Prefeitura de Paris já comprou redutores desses para algumas de suas ruas.

Autor: Depois da Roda