Metrô completa 42 anos de fundação

No dia 24 de abril de 2010, o Metrô de São Paulo, o primeiro do país, completará 42 anos de fundação. Nesse período, foi alcançada a marca de 19,6 bilhões de passageiros transportados, o correspondente a 2,9 vezes a população mundial, cerca de 15 vezes a população da China ou 104 vezes a população do Brasil.

O Metrô foi fundado como empresa municipal em 24 de abril de 1968, numa assembléia realizada no gabinete do então prefeito brigadeiro José Vicente de Faria Lima, no parque do Ibirapuera. A histórica sessão formalizou a constituição da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, cujo capital inicial era de NCr$ 10.000.000,00 (dez milhões de cruzeiros novos).

Em 14 de dezembro de 1968, um ato simbólico em um terreno na confluência da rua Pereira Estéfano com a avenida Jabaquara marcou o início das obras da Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul. No dia 6 de setembro de 1972, uma composição-protótipo realizou a primeira viagem do metrô paulistano entre as estações Jabaquara e Saúde.

Em 14 de setembro de 1974, depois de intenso programa de treinamento com a população, o Metrô colocava em funcionamento o primeiro trecho, de sete quilômetros de linha, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, estabelecendo, a partir de então, um novo conceito de transporte na cidade de São Paulo.

O Metrô da capital paulista, que opera hoje uma rede de 62,3 quilômetros de linhas e 56 estações, está entre os mais utilizados do mundo em densidade operacional, com 11,6 milhões de passageiros transportados por quilômetro de linha.

Em março deste ano, o Metrô paulistano foi escolhido o Melhor das Américas (Best Metro Américas) de acordo com a The Metros, principal premiação do setor metroviário do mundo. O anúncio foi feito durante a Conferência MetroRail 2010, que reuniu, de 22 a 25 de março, em Londres (ING), 250 executivos e representantes de 70 companhias de metrô de 40 países.

Autor: Assessoria de imprensa