Com o objetivo de estimular o pensamento científico e reconhecer a produção tecnológica nacional, será lançado, no dia 21 de abril, aniversário de cinqüenta anos de Brasília, o Prêmio Brasil de Engenharia, aberto a estudantes, profissionais e instituições tecnológicas de todo o país. Instituído pelo Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF) em conjunto com o Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento e grandes parceiros, o prêmio vai reconhecer e destacar a contribuição da Engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país.
Neste ano, o tema macro da premiação é “Engenharia para o Futuro”. Segundo o presidente do Senge-DF, Ronildo Menezes, o tema tem como intuito destacar e multiplicar as boas ideias no campo da inovação tecnológica. “Mais do que nunca temos que valorizar a criatividade e a excelência da Engenharia nacional, esta que é o motor do desenvolvimento do país”, afirma. Estudantes de graduação e pós-graduação poderão inscrever pesquisas e trabalhos em diversas categorias, como Construção Sustentável, Eficiência Energética, Recursos Hídricos, Resíduos e Engenharia Cidadã – esta última aberta, também, a profissionais, instituições públicas e ONGs.
A premiação terá, ainda, outros destaques: Grande Prêmio Inovação, para o melhor trabalho entre todos os inscritos; Prêmio Brasília 50 Anos, para o melhor trabalho entre os participantes do Distrito Federal; e Prêmio Personalidades, que homenageará expoentes da Engenharia nacional. Entre viagens, troféus e dinheiro, será distribuído o equivalente a 70 mil reais em prêmios.
O pré-cadastro para receber informações sobre o Prêmio Brasil de Engenharia pode ser feito no site www.premiobrasil.org.br ou www.premioengenharia.com.br. O regulamento será divulgado a partir do lançamento oficial, no dia 21 de abril.
Mais informações: http://[email protected].
Autor: Assessoria de Comunicação do Senge-DF