Está prevista a inauguração de mais duas estações do plano de expansão da rede sobre trilhos: as estações Faria Lima e Paulista na nova Linha 4 – Amarela. O trecho, que acrescenta 3,6 km à rede de 62,3 km, será a principal entrega da atual gestão no setor.
Os trens vão circular de maneira automática, sem a presença de condutor na cabine. Dentro, haverá passagem livre entre os vagões. Divisórias de vidro vão separar a plataforma dos trilhos para evitar que os passageiros possam cair na via.
Outra novidade é que cada parada terá pontos de conexão a internet wi-fi (sem fio) gratuitamente para os usuários do Metrô. Já dá pra navegar enquanto se espera o próximo trem, que o Governo do Estado promete que será bem curto, cerca de um minuto e quinze entre as viagens.
A Linha Amarela é a primeira a fazer a transposição subterrânea do rio Pinheiros. O Metrô vai passar 15 metros abaixo do leito, uma verdadeira obra de engenharia.
´Nos próximos meses também haverá a redução da frota de ônibus do corredor Rebouças – por onde hoje passam 300 coletivos por hora. A expectativa é que a Linha 4 atraia 700 mil pessoas no final da primeira fase e perto de 1 milhão a partir da segunda, em 2014.
Esta Linha será formada pelas estações Luz (interligação), República (interligação), Higienópolis- Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo- Morumbi, Vila Sônia.
Em janeiro, entrou em operação a estação Sacomã – Linha 2 – Verde – que possui várias inovações tecnológicas como portas de plataforma, bloqueios automáticos, iluminação solar e sistema de captação de água para reuso, entre outras.
Para conhecer detalhes das obras de Expansão do Metrô, clique aqui.
Clique aqui e veja outra notícia relacionada.
Fontes: Folha de S.Paulo e site expansão Governo do Estado.
Autor: Isabel Dianin