Prefeito Kassab proíbe tráfego de motos na 23 de maio, em SP

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, confirmou nesta quarta-feira a proibição do tráfego de motos na Avenida 23 de maio, que liga zona sul e zona norte, na capital. A medida deve entrar em vigor assim que um corredor alternativo estiver pronto. As motocicletas também estarão proibidas de circular na pista expressa da Marginal Tietê.

O secretário dos Transportes, Alexandre Moraes, afirmou que 70% dos acidentes ocorridos na 23 de Maio envolvem motociclistas. Na Marginal Tietê, foram cerca de 600 acidentes no ano passado com motos.

Segundo o secretário, as motos ficarão proibidas de circular pela pista expressa da Marginal Tietê tão logo as obras de alargamento da via sejam concluídas. Os veículos de duas rodas poderão continuar a usar a pista central e a pista local da Marginal.

No caso da Avenida 23 de Maio, a proibição deve entrar em vigor a partir de abril, quando ficar pronto um corredor exclusivo para motos saindo da Avenida Senna Madureira, na Zona Sul, e passando pela Rua Vergueiro e Avenida Liberdade até chegar à Praça João Mendes, no centro. Moraes explicou que a proibição valerá para o trecho da 23 de Maio entre o prédio do Detran e o Anhangabaú.

– Vamos proibir a circulação na pista expressa da Marginal, é importante porque a velocidade é 90% e ocorre ali a maioria dos acidentes fatais e não fatais – disse o secretário, acrescentando que a meta é alcançar índices de acidentes com motos semelhantes ao dos Estados Unidos.

Para o presidente do sindicato que reúne os motoboys, Aldemir Martins de Freitas, a medida é eleitoreira e o melhor seria a construção de motovias. Freitas diz que o prefeito assumiu no plano diretor o compromisso de fazer motofaixas e que elas devem ser implantadas nas vias onde ocorrem os acidentes.

Autor: O Globo