Google prevê que preços de publicidade em celular superem PC

Número de buscas no Google com celulares quintuplicou em dois anos.
Gigante das buscas acelerou seus esforços na telefonia móvel.

O Google afirmou que espera que os preços pagos por anunciantes para publicidade vinculada a buscas em celulares possam superar os preços atuais dos anúncios em computadores pessoais, graças à crescente popularidade dos poderosos celulares inteligentes.

Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, não informou para quando prevê essa virada no chamado custo por clique da publicidade vinculada a buscas, durante um webcast para analistas sobre as atividades de sua empresa na comunicação móvel. Mas disse que os preços para a publicidade em celular subiram “dramaticamente” nos 12 últimos meses.

E apontou que o número de buscas no Google conduzidas com celulares quintuplicou em dois anos.

“Esperamos e acreditamos que será possível superar a publicidade em celulares no futuro,” disse Gundotra sobre o custo por clique dos anúncios vinculados a buscas em celulares.

Ele mencionou a disponibilidade de tecnologia, como dados de GPS que podem informar ao Google sobre o paradeiro de um usuário de celular, como fatores que ajudariam a companhia a criar anúncios online mais “relevantes”.

Google tem sistema operacional, aparelho e quer comprar companhia

O Google, maior serviço mundial de buscas de internet, que teve uma receita de US$ 23,7 bilhões em 2009, acelerou seus esforços na telefonia móvel, já que os consumidores cada vez mais usam celulares inteligentes como o iPhone da Apple para acesso à internet.

O Google oferece o seu sistema operacional Android, adotado por fabricantes de celulares como Motorola e HTC em seus aparelhos, e em janeiro começou a vender o celular Nexus One diretamente em seu site.

Em novembro, o Google anunciou planos para adquirir a AdMob, uma companhia de publicidade em celulares, por US$ 750 milhões, mas o acordo ainda não foi aprovado pelas autoridades regulatórias.

As informações sobre telefonia móvel surgem em um momento de impasse entre o Google e a China, maior mercado mundial de Internet por número de usuários, quanto ao futuro do site do Google naquele país. A empresa anunciou que não censurará mais os resultados de buscas na China, decisão que alguns analistas acreditam que possa significar o fim de seu site em chinês, o Google.cn.

Autor: G1