A teia, ou seda, da aranha poderá ajudar a fabricar tijolos e outros materiais de construção superresistentes, de acordo com uma nova pesquisa feita pelo Massachussetts Institute of Tecnology (MIT). Pesquisadores descobriram que a teia dos aracnídeos contém uma combinação única de cristais que ajuda a deixar materiais mais resistentes que o aço ou a cerâmica.
No futuro, será possível copiar esta estrutura e criar materiais muito resistentes, mas flexíveis. Também poderiam ser adicionados a materiais menos resistentes, como alguns tipos de plástico, madeira, palha ou cânhamo, para deixá-los inquebráveis. A teia da aranha tem uma característica especial: a resistência combinada à maleabilidade. Nos produtos industriais, são raros os que têm esta capacidade.
A seda da aranha é feita de fibras de proteína e tem regiões cristalinas. Para os pesquisadores do MIT, o segredo está no tamanho dessas regiões, que têm cerca de três nanômetros (ou três milionésimos de milímetro). O dobro deste tamanho já deixaria a teia extremamente frágil, garantiu o engenheiro Markus Buehler, coordenador da pesquisa, à publicação “Nature Materials”.
– Em breve, poderemos produzir materiais sintéticos mais resistentes e baratos – garantiu.
Autor: O Globo