Uma cadeira de rodas que se move atendendo a comando de voz. A invenção não foi criada por nenhuma empresa de tecnologia, mas por alunos de Nova Iguaçu, que acabam de concluir o curso de Tecnologia da Informação do SENAI. A cadeira se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda e roda 180º.
“Resolvemos dar execução a esse projeto para atender a pessoas que têm tetraplegia total, ou seja, não têm nenhum movimento do pescoço para baixo. A maioria das cadeiras para tetraplégicos obedece apenas a comandos de um joystick“, disse o professor Fernando Rezende, orientador da turma de Tecnologia da Informação.
Ao todo, 18 alunos criaram a cadeira, entre eles Ana Clara Lessa e Carlos Mariano, que já haviam criado uma casa virtual onde tudo funcionava com comando de voz. “Vimos, com o sucesso que a casa causou, que poderíamos criar algo que fosse mais útil à sociedade”, disse Ana Lessa. “Já tem empresas interessadas em produzir a cadeira”, afirmou Mariano.
A cadeira é uma das criações apresentadas no Inova SENAI, mostra de criações de alunos de cursos do SENAI, que acontece paralelamente à 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Autor: Época Negócios