Melhorar o nível de conhecimento sobre tecnologia aplicada entre Brasil e Alemanha é o principal
objetivo do empresário Antonio Mamede, presidente da ThyssenKrupp System Engineering (TKSE), que acaba de assumir o recém-criado Grupo de Trabalho sobre Tecnologia de Produção da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil).
Segundo Mamede, o trabalho de troca de informações sobre tecnologias aplicadas terá início com empresas já pioneiras, entre elas a própria TKSE, a Volkswagen e a Grobb: “Outras empresas também serão convidadas e pretendemos dar início com o tema manufatura, que começa a ser de maior interesse entre os participantes”.
Outros temas ligados à engenharia serão igualmente objeto de análise e troca de informações no grupo, destaca o coordenador do GT de Tecnologia de Produção: “Há muita coisa aplicada no Brasil de forma
diferente daquela que é aplicada lá fora e vice-versa.
Cada um aplica a manufatura de seu próprio jeito. Quando há cooperação, você acaba fazendo com que as tecnologias, em geral, sejam aplicadas de forma mais abrangente”, ilustra.
COOPERAÇÃO – Antonio Mamede prevê a participação dos novos engenheiros ainda em formação e a ampliação do capital intelectual em cooperação com a Alemanha. De acordo com Edgar Horny, Presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), há um grande
potencial de desenvolvimento da Tecnologia de Produção no Brasil.
Horny destaca a importância da iniciativa e a participação de Mamede no grupo: “Esse conhecimento se dará por meio de cursos, palestras e visitas técnicas às fábricas da Volkswagen, em março, da ThyssenKrupp System Engineering, em maio, e a outras, como Voith e Sabesp, nos próximos meses. Neste contexto, o papel do presidente da ThyssenKrupp System Engineering, Antonio Mamede, é extremamente importante, pois como coordenador do Grupo de Trabalho é o responsável por estabelecer sua programação, bem como convidar as empresas para participar dos encontros ao longo deste ano”, concluiu.
Autor: Assessoria de imprensa