Site da prefeitura disponibiliza andamento das obras.
Em março de 2010 estarão prontas as pistas adicionais, de 23 km cada uma, da Marginal do Tietê. Em cada sentido haverá 3 novas faixas. E em outubro de 2010 serão entregues também 3 novas pontes e 3 viadutos. Com a ampliação espera-se uma redução no tempo das viagens pela via expressa em 33%. A Marginal é hoje a mais movimentada via expressa do país (e uma das mais movimentadas do mundo). Seis por cento de toda a carga do país passa por suas faixas, diariamente.
O empreendimento custará 1,3 bilhão de reais, dos quais cerca de R$ 200 milhões serão investidos pelos consórcios que administram as rodovias Anhanguera e Bandeirantes e Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Além da diminuição dos congestionamentos, a Nova Marginal vai gerar economia estimada em 1,5 milhão de litros de combustível por ano, com a consequente redução da emissão de poluentes. E os motoristas ficarão 1,7 milhão de horas a menos na via por ano.
Outro benefício trazido à população de São Paulo pela Nova Marginal é o plantio de 150 mil novas árvores, como compensação ambiental. Distribuídas pela própria marginal, bairros vizinhos e Parque da Várzea do Tietê, as árvores ajudarão a absorver carbono, contribuindo para reduzir os danos do aquecimento global.
Autor: Instituto de Engenharia