O lixo eletrônico é um dos grandes desafios da atualidade, principalmente nas grandes cidades. Em São Paulo, quem possui pilhas, baterias, celulares e carregadores para descarte, pode buscar na internet o local mais adequado para levar esse tipo de material.
O site http://www.e-lixo.org aponta o local mais próximo do usuário a partir do CEP, que deve ser digitado em um formulário, assim como qual o tipo de lixo eletrônico que será descartado.
O serviço é composto por um banco de dados associado à plataforma Google Maps. Novos pontos de coleta também podem ser cadastrados pelo endereço eletrônico.
O coordenador de Mobilização Comunitária do Instituto Akatu, Ricardo Oliani, aprovou a ideia. “Iniciativas como essas são muito bem vindas porque, por um lado, ajudam a impulsionar ações de consumo consciente entre os cidadãos e, por outro, evitam que materiais que poluem o meio ambiente sejam descartados de forma incorreta”, disse.
Em outubro de 2008 foi realizado o “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle. Não descarte essa idéia”. O resultado surpreendente, de mais de 50 toneladas de pilhas, baterias, celulares e carregadores recolhidas em mais de 100 pontos de coleta espalhados pela Capital e em 372 municípios, deu origem ao projeto que resultou no site.
Os resíduos eletrônicos possuem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, arsênio e outros elementos, que podem causar prejuízos à natureza e à saúde humana.
Autor: Ambiente Brasil