A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo localizada no centro de São Paulo está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação lato senso.
O programa terá como tema principal a “Civilização América – Um Olhar através da Arquitetura”, que se estrutura em três cursos: ‘Habitação e Cidade’, ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ e ‘Ambiente Construído’, este último em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH) da Bahia, presidido pelo arquiteto João Filgueiras Lima, popularmente conhecido como Lelé.
O curso de ‘Habitação e Cidade’, organizado em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, volta em sua segunda edição neste ano de 2010 depois do resultado de sucesso que obteve em 2009. A especialização se estrutura em quatro módulos: técnicas construtivas, habitação no centro, habitação na periferia e urbanização da favela. O objetivo é dar continuidade à formação dos profissionais que desenvolvem projetos e enfrentam as questões habitacionais de interesse social nos territórios urbanos, dedicando uma atenção especial à interface entre trabalho técnico e a participação da comunidade nestes projetos.
O curso acontece na sede da Escola de 03 de março a 18 de dezembro de 2010 e tem como coordenadores os arquitetos Ruben Otero e Luis Octávio de Faria e Silva. Ruben é formado pela Universidade da República do Uruguai e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e é doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica de Catalunha. Luis Octávio de Faria e Silva é formado, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). O corpo docente do curso será constituído por professores da Escola e convidados nacionais e estrangeiros, que são referência na problemática da habitação social.
‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a ocupação futura do território americano e suas cidades. Além do corpo docente da Escola e de convidados nacionais de diversas áreas do conhecimento, a especialização contará com a participação de professores internacionais das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade. Neste ano de 2010, os países estudados serão Brasil, Chile, Argentina e México. O objetivo é promover o estudo de outros países até 2012. A idéia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, sócio-econômicas e ambientais. Cada módulo bimestral terá três ciclos: História e Cultura Americana, Arte e Arquitetura Americana e Ateliê de Projeto. O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema.
A especialização acontece na sede da Escola da Cidade, de 22 de fevereiro a 18 de dezembro de 2010 e será coordenada pelos arquitetos Álvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).
Realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH), a especialização ‘Ambiente Construído’ acontecerá em Salvador (BA), na sede do IBTH, e terá duração de dois meses (de 28 de junho a 27 de agosto de 2010). O curso, que é o primeiro fruto do convênio firmado entre as duas instituições, tem como objetivo dar competência ao profissional para participar do processo conceitual e de construção de edifícios habitacionais, equipamentos e infra-estrutura na construção das cidades. A proposta é conhecer e exercitar
soluções construtivas nas experiências de industrialização e pré-fabricação através de um estudo aprofundado da obra de Lelé.
O curso terá supervisão do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) e coordenação dos arquitetos Alberto Cordiviola (Chango) e Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim. Chango é formado pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor, respectivamente, pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona e Universidade Federal da Bahia. Anália Amorim é graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e também mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O público-alvo é de profissionais ligados às questões arquitetônicas, técnicas, artísticas, inventivas, construtivas e tecnológicas.
Inscrições
Estão abertas até 22 de fevereiro, com exceção do curso ‘Ambiente Construído’ que se estende até 31 de março e podem ser feitas pelo site www.escoladacidade.edu.br ou na secretaria da Escola da Cidade. Demais informações são obtidas pelo telefone (11) 3258-8108 das 13h às 19h ou pelo e-mail http://[email protected].
Autor: Assessoria de imprensa