Tecnologia marca estação Sacomã do metrô

Plataformas são cercadas e ar é umidificado; funcionamento será experimental este mês

A estação de metrô Sacomã, na linha 2-Verde, na zona sul, começou a funcionar ontem com a operação assistida. Durante o período de teste, os passageiros poderão viajar, de graça, até a estação Alto do Ipiranga, das 10h30 às 15h. No fim do mês, a estação será oficialmente inaugurada.

O Metrô trocou as catracas convencionais por bloqueios automáticos, que não necessitam de toque para funcionar, o que surpreendeu os primeiros usuários. “Acho que isso vai dar problema em dias cheios. As pessoas não têm paciência para esperar os bloqueios abrirem. Na hora da pressa vai dar confusão”, prevê a coordenadora de logística Cristiane Godoy, de 35 anos.

Outra novidade é o sistema de ventilação, que umidifica o ar. Para evitar acidentes nos trilhos, há portas de vidro nas plataformas, que só abrem quando os trens chegam. “Os passageiros vão ser orientados para se acostumarem com as novidades”, afirma Wilmar Fratini, gerente de Operações do Metrô.

A fase de operação assistida serve para verificar o desempenho dos equipamentos e dos empregados em situação de funcionamento normal. “Precisamos testar essas novidades tecnológicas antes de colocar a estação plenamente em funcionamento”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes.

As novidades serão implantadas nas próximas estações a serem entregues: Tamanduateí e Vila Prudente, ambas da linha 2-Verde; Faria Lima, Augusta, Butantã, República e Luz, da linha 4-Amarela. Estações antigas também receberão as barreiras de vidro nas plataformas. A primeira a testar o sistema será a estação Vila Matilde, na linha 3-Vermelha, a mais movimentada do Metrô.

A estação Sacomã fica na Rua Greenfeld, próximo ao Terminal Sacomã, que dá acesso ao Expresso Tiradentes.

Autor: O Estado de S.Paulo